Este espaço é destinado ao registro, reflexões e discussões durante o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Especialização Tecnologias em Educação - PUC/RIO, curiosidades e sugestões relativas ao Trabalho do professor tendo as tecnologias como suporte educacional.


A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.( Paulo Freire)

domingo, 11 de novembro de 2012

Ferramentas de Autoria

s ferramentas de autoria possibilitam desenvolver a autonomia, a criatividade, atitudes críticas e reflexivas. Dessa forma, nós educadores temos a missão de utilizá-las a fim de dinamizar e instigar o ensino aprendizagem. Podemos citar como ferramentas de autoria: blogs, imagens, vídeos, wikis, diversos softwares utilitários e plataformas de compartilhamentos de arquivos. São muitas as possibilidades proporcionadas com o crescimento e desenvolvimento da tecnologia. Entre os recurso citados, eu particularmente me identifico com os três primeiros: blogs, imagens, vídeos. Cada recurso traz consigo, potencialidades que pormovem autonomia do indivíduo, podendo ser excelentes ferramentas para promoção do ensino aprendizagem. Já tive experiências com diversos recursos e entre eles, o que mais me chamou a atenção pela complexidade, foi o vídeo, este, eu ainda não fiz produções junto aos alunos. Já tive a participação de alguns alunos em uma produção como atividade de vídeo no curso de Artes Visuais, eles fizeram as vozes dos personágens, porém não participaram das demais etapas do vídeo como produção de material (personagens), capturação de imagens e edição de imagens. É algo que pretendo realizar quando estiver atuando na disciplina.
Ao se falar produção de vídeo na escola, muitos professores se assustam, isso porque imaginam que é um" bicho de sete cabeças", porém não! Afirmo isso, devido minhas experiências como tutora no curso do Proinfo Integrado no meu município, quando o assunto é vídeo logo me questionam: " você não vai mandar a gente fazer um vídeo não né?" Porque o tema assusta. Para desmistificar esse medo, procuro falar de minha experiência (que é pouca mais dá um suporte) e sugerir que assistam vídeos disponíveis na internet para comprender melhor o assunto e incentivar a produção de vídeoa junto aos alunos, levando em consideração que podem ser produzidos vídeos em stop motion, com o próprio corpo ou com objetos no caso de uma animação. Há também outras especificidades, porém mais complexas como: documentários, ficção e experimentais.



Para aqueles que desejam trabalhar com vídeos com os alunos, o vídeo acima, realizado pela professora de Artes Thalyta Monteiro com alunos do ensino fundamental - 3ª série - Escola Mariano Firme de Souza - Cariacica ES é um exemplo de que é possível produzir vídeos com crianças de todas as idades. Não precisa ser complexo, basta ser rico de informações trazidas pelas vivências dos próprios alunos. Basta que faça parte de sua vida!
Para a construção de uma animação deste tipo, é necessário conhecer pelo menos um pouco de técnica para auxiliar os alunos nas produções e dar dicas importantes para que a animação fique bem feita. Saber manusear um software de edição de vídeo, também é muito importante! 
É imprescindível também, um bom planejamento para que cada detalhe saia como o planejado. Pois " A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar" (John L. Beckley).


Nenhum comentário:

Postar um comentário